top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Dias

Rodas de escrita curativa e criativa para mulheres: Constelando maternidades

Atualizado: 30 de abr. de 2022

Queremos convidar você, mulher (independente de ser mãe), para vivenciar uma roda de escrita curativa sobre a maternidade. Pensamos e preparamos com carinho uma roda por dia na semana que antecede o dia das mães. Faremos uma alquimia de saberes e de sentires a partir do viés da escrita criativa, autoria, escrita sistêmica, constelações familiares e arquétipos da mitologia grega e africana. Você quer girar nessa ciranda?


Segue nossa programação:


TODAS AS NOITES DE 20h ÀS 21H30 na semana de 02 a 6 de maio (você pode participar de quantas rodas quiser- evento gratuito).



Segunda, dia 2 de maio:- Escrita Curativa Sistêmica: tomando a força da mãe - Hellen Vieira da Fonseca e Juliana de Freitas Dias (Hellen Vieira da Fonseca é filha de Joaquim e Clarice e mãe de Leonardo, Alfredo, Vítor Luis e Ana Clara. Pedagoga, mestre em Psicologia e Consteladora Familiar Sistêmica. É formadora em Pedagogia sistêmica -IHVF. Escritora e fundadora da Teia Sistêmica Editora. Juliana é filha de Agda Maria e Dayse Divino, mãe do Pedro, da Lídia e da Cristal. É coordenadora do GECRIA e escritora -Grupo de pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa- CNPq/UnB).

Terça, dia 3 de maio:- - Colando os cacos, remendando lembranças (colagem e escrita terapêutica)- Ellys Alves e Paula Gomes (Ellys Felipe Alves é filha de Ione e mãe de Matheus, de Artur, de Leonardo e de Enzo. É terapeuta sistêmica, ThetaHealer, pós-graduanda em Psicossomática Junguiana. Paula Gomes, aprendiz da vida e artesã de linguagens insurgentes, filha da Bia e do Geraldinho. Mestranda em Linguística, pela Universidade de Brasília, vinculada ao GECRIA-CNPq/UnB. ).

Quarta, dia 4 de maio: Limpando o rio da maternidade- carta para minha mãe - Caroline Vilhena e Adriana Azambuja (Caroline Vilhena- filha de Thales e Berna, mãe de Pedro e de Laura. É pesquisadora do GECRIA e professora de escrita criativa. Adriana é filha de Osíris Moema e mãe de Raihana, João Lucas e Maria Clara, estreando como avó de Rafik. É do signo de peixes e tenho um profundo amor pelas pessoas e pela natureza da qual fazemos parte. Designer, fotógrafa, graduanda em Letras, mestranda do PPGL e com muito orgulho, pesquisadora do GECRIA.)

Quinta, dia 5 de maio:- Ser mãe de mim mesma no colo da grande mãe (pintura e escrita espontâneas)- Mariana Lelis e Bárbara Moreira (Mariana Lelis é filha de Maria Cândida e mãe do Gugu. É terapeuta sistêmica, assistente social, guardiã de círculos de mulheres e escritora. Bárbara Moreira é filha de Amélia Moreira e Arnaldo Moreira, mãe de Miguel e de Beatriz. É designer e artista visual pela UnB. Facilitadora Criativa em Pintura Espontânea, pelo Método I.am.I. Seu trabalho artístico fala da maternidade, do feminino e da natureza interna e externa e do inconsciente. Consultora em Amamentação).

Sexta, dia 6 de maio:- Tornar-se mãe: escrita afetuosa de mães para filhos/as – Sila Marisa e Brenda Gonçalves. (Sila Marisa Oliveira é filha de Ary e Irene de Oliveira e mãe do Saulo. É professora da pedagogia Waldorf e doutoranda em Linguística (UnB), pós-graduanda em Constelação Familiar pelo Instituto Serendy. Brenda Gonçalves é filha de Alessandra e Antônio e mãe de Rosa. Jornalista e estudante de Letras Português. É membro do GECRIA).


Objetivos: Contribuir para reconstrução de um novo paradigma sobre a escrita de textos autorais e criativos no contexto da pandemia. Focalizar a escrita como estratégia de amparo emocional para apoiar as perdas e os desafios do momento, sob a perspectiva da escrita curativa. Trabalhar dinâmicas da pedagogia sistêmica e da visão arquetípica junguiana para atuar nos conflitos socioemocionais ligados à maternidade e ao feminino ferido.

Inscrição: autoriacriativa@gmail.com (favor inserir como assunto: Rodas de escrita curativa e criativa para mulheres: a constelando maternidades)


Dados da inscrição: Nome completo, cidade onde nasceu, data de nascimento. O link é enviado como resposta da inscrição.




348 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page