top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Dias

GECRIA convida pesquisadores/as críticos para Semana Universitária da UnB

Querido pesquisador, querida pesquisadora,

esse convite é feito por Juliana de Freitas Dias, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília e por Djonatan Kaic Ribeiro de Souza, doutorando em Política Social e professor na Universidade de Brasília. Nós estamos convidando você, com muito carinho, para participar de um COLÓQUIO sobre pesquisa decolonial na 22º Edição da Semana Universitária da UnB.

Vamos trocar ideias sobre uma nova forma de construir os caminhos ontológicos, epistemológicos e metodológicos de nossas pesquisas críticas, com base no que estamos chamando de Comunidades de Mudanças. Realçamos as seguintes questões: como podemos criar uma comunidade de mudanças no interior (campos etnográficos) das nossas pesquisas sociais, com foco em transformações sociais? Mas que transformações nós (todos os ‘nós’ envolvidos em uma pesquisa) queremos/precisamos e quais são os meios de vivenciar essas (micro)mudanças?

Teremos dessa vez pessoas convidadas que contribuirão para essa conversa tão importante. São elas: Kátia Torres, analista da ICMBIO e professora Jardim Botânico-RJ; Thereza Raquel, Psicóloga analista e Pós-Graduanda em Psicologia Junguiana; Leonardo Ortegal, Departamento de Serviço Social e professor de Pós-Graduação em Política Social; e Gina Vieira, professora da SEDF, autora do Projeto Mulheres Inspiradoras e Mestra em Linguística.

Trazemos para nossa discussão saberes e práticas decoloniais, imagens potentes como ‘abraçar a mudança’ de bell hooks ou a ‘olhos de águia e de serpente’ de Anzaldua, e a coalização de Patrícia Hill Collins. Consagramos nosso pensar, com nosso sentir com nossa ação engajada no amor como prática da liberdade, no prazer como eixo de resistência e de luta e na encantaria como aporte de futuro e de avessamento de pilares invisibilizados nos estudos acadêmicos.

Esperamos que você possa estar conosco no dia 31 de agosto às 14h. Nesse espaço virtual (pelo Google Meet), conversaremos sobre algumas proposições em construção desde 2020 sobre Comunidade de Mudanças e formas novas de pensar, agir e sentir em pesquisas acadêmicas e práticas de transformação. (LINK: solicitar pelo e-mail: autoriacriativa@gmail.com).

Com isso, buscamos formar comunidades de pesquisa, como espaços de integração e de nutrição, dentro/fora das universidades. Nosso ponto de partida é o estudo de um texto (capítulo de livro lançado em 2021) que escrevemos sobre o tema, com foco em ações futuras.

Enviamos a seguir o link do livro (e-book) "No espelho da linguagem: diálogos criativos para o futuro" (ver capítulo 4 no link abaixo) e que traz os elementos que conformam a Comunidade de Mudanças.

Faça sua inscrição também pelo SIGAA-UnB (para obter certificado).

Abraços carinhosos, Juliana Freitas Dias (pode chamar de Ju) Djonatan Kaic Ribeiro de Souza (pode chamar de Kaic, Baiano, Erezão)



150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page