top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Dias

A gramática da fantasia em 3 passos

Vamos desbloquear a nossa imaginação? Você pode fazer isso em sala de aula também!

Vocês conhecem os binômios fantásticos?

PASSO 1: Faremos uma brincadeira proposta por Giani Rodari em seu livro Gramática da Fantasia que nos diz o seguinte: "uma única palavra 'age' apenas quando encontra uma outra que a provoca, que a obriga sair do seu cotidiano binário e se redescobrir em novos significados" (p. 21).

Para isso é preciso escolhermos duas palavras que ocupam certa distância de significado para que nosso jogo desperte o potencial criativo que está dormindo em nós. Uma palavra precisa ser estranha à outra e caberá à você, escritor/a, promover um encontro lúdico entre elas. Os dois elementos estranhos passam a conviver. Um exemplo seria o binômio 'cachorro' e 'armário'. Já pensou em uma história incrível com esse binômio?

VAMOS LÁ? VOU LANÇAR A PRIMEIRA PALAVRA APENAS E VOCÊS, NOS COMENTÁRIOS, LANÇAM A SEGUNDA, JÁ APRESENTANDO O COMEÇO DE UMA HISTÓRIA FANTÁSTICA.

A palavra é: ELEVADOR


211 visualizações14 comentários

Posts recentes

Ver tudo

14 Comments


deko_84
Jul 21, 2021

A outra que eu lanço é BORRACHA.

Minha escrita viaja pelo universo da minha mente sem existência, sem cor e sem forma. Ela está presa entre as lembranças embaçadas e os planos diários. Sobe e desde da inconsciência para a consciência, como um ascensorista, preso em um elevador, mas sem nunca descer. Não me deixa em paz, marca presença, mas nunca se materializa. E quando finalmente saí, na folha simples do caderno azul da gaveta, pela ponto da lapiseira roxa, morre momentos depois pela força da borracha amarela esfregada sobre as palavras que já não existem mais.

Like

van619
van619
Aug 03, 2020

Para parear com ELEVADOR a minha palavra é RASCUNHO:

"Escrever a vida num elevador antes de viver, tentar fazer rascunho do que só se pode fazer uma vez..."

Like

jumaria544
jumaria544
Jul 16, 2020

Minha outra palavra é Salvador.


O meu eleva (DOR) mais amado é o Lacerda,mas está há 500mk de mim . Nunca o desejei tanto,tanto...É ele o fio condutor entre os meus olhos e o mar. De olhos fechados entro na fila por sua longa espera. Ele trará um remédio perfumado com maresia, para amansar o peito em brasa e logo na subida ganharei sanativo de SAL azul, um poderoso estanca(DOR) de sangramento forte. O sol quente da Bahia acalenta com paciência o corpo trêmulo de saudade. Paciência!!

Like

Cristina Leite
Cristina Leite
Jul 13, 2020

Devia = revista

Like

Cristina Leite
Cristina Leite
Jul 13, 2020

Minha palavra é revista


Eis que o elevador via, há dias, parada, uma devia esquecida. Resolveu indagar:

- que fazes aí, parada, minha filha?

-trago palavras, trago sonhos, um universo a ser descoberto... ao primeiro que me folhear.

Like
bottom of page