top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Dias

Escrita Jovem: a universidade e a escola de mãos dadas

Vocês conhecem nosso Projeto Escrita Jovem? O GECRIA (Grupo de Pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa- UnB/CNPq) comparece na Semana Universitária levando escrita criativa e autoria para escola da Educação Básica do DF. A seguir, publicaremos os textos dos alunos e das alunas da Escola Classe Incra 06 de Brazlândia.

Gratidão, Edinéia, supervisora pedagógica da escola! Agradecemos a parceria da professora Luciana Melo Martins e a confiança da diretora da escola: Juliana Barbosa Pereira.

Gratidão Incríveis alunos e alunas do quinto ano!


Essa é minha professora

Essa menina de cachos

Não tem ninguém que chora,

Vem cá!

(Por: Sina Stars- Giovanna Thiemy)


De onde vem você?

Sinto muito perto de você

Sentir é muito bom, ainda mais

Sentir a vida.

(Por: Sina Stars- Giovanna Thiemy)


Mar de sonho e alegria!

Nuvens perdidas,

E gritaria.

(Por: Hinata Hilga- Eloá Santana)


O caldeirão sem calda

O olho quadrado

A floresta sem árvore

O céu sem nuvens

Uma galáxia sem plantas

O passarinho sem ninho

A sala sem alunos

Uma flor sem florescer

Computador sem teclado

Garrafinha sem tampa

Solitário.

(Por: Relógio sem hora- Davi Alves dos Santos)


Sou aluno, sou inteligente

Sou presente!

Sou gente!

(Por: Agro Girl- Ana Caroline Oliveira da Silva)


O garoto que perdeu o mundo

Eu perdi o medo de andar de avião, de comer mel, de sair de casa e pedir o caminho de volta. Perdi o medo de andar de balão, de conversar com a galera e de sorrir um montão. Todos dizem que sou feio mas eu acho que a beleza não vem de fora e sim do coração.

(Por: Agro Girl- Ana Caroline Oliveira da Silva)



O que é Biltre?

Talvez seja um animal silvestre da cidade.

Talvez seja o jornal chato da televisão.

Talvez seja: " Aqueças flores mortas do quintal".

Talvez... mas não. Biltre é o telhado de mofo do banheiro da cozinha.

(Por: Jojo Youtuber- Geovana Fernandes)


Poema

Essa é minha fraqueza

Essa e minha vergonha

Sinto muita tristeza

Ninguém me entende

Meu olhar risonho

Meu coração ferido

(Por: O Curinga- Thiago Oliveira)


O menino estranho

Era uma vez um menino estranho que morava numa casa estranha. O céu estava quase chovendo, a casa estava trancada. A casa é tão linda, o poste, tão grosso. E o céu nublado.

Ele não trabalhava. Ele era adulto, ele era marrom. Olho preto, cabelo preto. Ele era muito grande, tinha um problema no ouvido. Olhou pela janela e viu uma carta do governador. Perguntava sim ou não para o trabalho. O menino botou sim. Começou a ser feliz.


(Por: Maria Alice- Maria Francisca Barbosa)



Ellen Kassavara, Juliana Dias, Kaio Ribeiro, Gabriel da Cruz, Ana Clara Silva, Lorena Cardoso (na ordem da foto- da esquerda para direita, de cima para baixo)
Outros professores/as do Escrita Jovem: Andressa Fonseca, Eliane Rangel e Matheus Bacelar.

167 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 commentaires


Ana Paula Monteiro
Ana Paula Monteiro
02 oct. 2021

Preciso deixar aqui registrado minha admiração pelo profissionalismo, dedicação e amor em tudo que se propõe a fazer para a Supervisora Pedagógica Edinéia Alves Cruz. Ela movimenta, soma com seus pares, acredita no potencial dos estudantes, vibra com suas conquistas. Precisamos multiplicar infinitas vezes essa pessoa linda que reflete potência!

J'aime
Edinéia Alves Cruz
Edinéia Alves Cruz
03 oct. 2021
En réponse à

Ana, minha querida!


Inundada de amorosidade, assim, de surpresa, me sobra emoção e me faltam palavras! Então, repito o que sempre lhe digo: benditos sejam os olhos de generosidade com que tu me enxergas, minha amiga e companheira de tantas buscas e partilhas. Sigamos esperançando! Gratidão por você ser tanto pra mim... ❤🌻


J'aime

Ana Paula Monteiro
Ana Paula Monteiro
02 oct. 2021

Uma excelente iniciativa! Ação que oferta protagonismo à estudantes brilhantes que demonstram em suas escritas muito sentimento, trabalho significativo da Escola Classe Incra 06, mostrando que a educação transforma. Parabéns a todos e todas que participaram dessa ação incrível!

J'aime
Edinéia Alves Cruz
Edinéia Alves Cruz
03 oct. 2021
En réponse à

Essa oportunidade que o GECRIA deu aos incríveis alunos do 5° ano - EC Incra 06 de descobrir de forma tão lúdica e carinhosa seus potenciais criativos para registrar sentimentos, encantamentos e formas de ver perceber o mundo através da escrita foi um presente de significados profundos e lindos. Sinto que as luzes que se acenderam em cada criança, lhes serão companhia para sempre. Gratidão por você ter vindo prestigiar produções de nossos autores e conhecer um pouco da boniteza que é o trabalho do GECRIA.❤🌻

J'aime

Edinéia Alves Cruz
Edinéia Alves Cruz
02 oct. 2021

O Escrita Jovem mostrou a que veio! A atuação do GECRIA ao longo da Semana Universitária possibilitou grandes transformações nos participantes. Foi lindo ver a participação de tantas crianças e jovens, de forma engajada, entusiasmada, demonstrando as bonitezas que estavam sendo movimentos em seus íntimos. Foram vivências maravilhosas que desencadearam muitas, mas muitas outras... Parabéns e gratidão a todas as pessoas lindas envolvidas nessa revolução criativa!🌻❤

J'aime
bottom of page