Vocês conhecem nosso Projeto Escrita Jovem? O GECRIA (Grupo de Pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa- UnB/CNPq) comparece na Semana Universitária levando escrita criativa e autoria para escola da Educação Básica do DF. A seguir, publicaremos os textos dos alunos e das alunas da Escola Classe Incra 06 de Brazlândia.
Gratidão, Edinéia, supervisora pedagógica da escola! Agradecemos a parceria da professora Luciana Melo Martins e a confiança da diretora da escola: Juliana Barbosa Pereira.
Gratidão Incríveis alunos e alunas do quinto ano!
Essa é minha professora
Essa menina de cachos
Não tem ninguém que chora,
Vem cá!
(Por: Sina Stars- Giovanna Thiemy)
De onde vem você?
Sinto muito perto de você
Sentir é muito bom, ainda mais
Sentir a vida.
(Por: Sina Stars- Giovanna Thiemy)
Mar de sonho e alegria!
Nuvens perdidas,
E gritaria.
(Por: Hinata Hilga- Eloá Santana)
O caldeirão sem calda
O olho quadrado
A floresta sem árvore
O céu sem nuvens
Uma galáxia sem plantas
O passarinho sem ninho
A sala sem alunos
Uma flor sem florescer
Computador sem teclado
Garrafinha sem tampa
Solitário.
(Por: Relógio sem hora- Davi Alves dos Santos)
Sou aluno, sou inteligente
Sou presente!
Sou gente!
(Por: Agro Girl- Ana Caroline Oliveira da Silva)
O garoto que perdeu o mundo
Eu perdi o medo de andar de avião, de comer mel, de sair de casa e pedir o caminho de volta. Perdi o medo de andar de balão, de conversar com a galera e de sorrir um montão. Todos dizem que sou feio mas eu acho que a beleza não vem de fora e sim do coração.
(Por: Agro Girl- Ana Caroline Oliveira da Silva)
O que é Biltre?
Talvez seja um animal silvestre da cidade.
Talvez seja o jornal chato da televisão.
Talvez seja: " Aqueças flores mortas do quintal".
Talvez... mas não. Biltre é o telhado de mofo do banheiro da cozinha.
(Por: Jojo Youtuber- Geovana Fernandes)
Poema
Essa é minha fraqueza
Essa e minha vergonha
Sinto muita tristeza
Ninguém me entende
Meu olhar risonho
Meu coração ferido
(Por: O Curinga- Thiago Oliveira)
O menino estranho
Era uma vez um menino estranho que morava numa casa estranha. O céu estava quase chovendo, a casa estava trancada. A casa é tão linda, o poste, tão grosso. E o céu nublado.
Ele não trabalhava. Ele era adulto, ele era marrom. Olho preto, cabelo preto. Ele era muito grande, tinha um problema no ouvido. Olhou pela janela e viu uma carta do governador. Perguntava sim ou não para o trabalho. O menino botou sim. Começou a ser feliz.
(Por: Maria Alice- Maria Francisca Barbosa)
Preciso deixar aqui registrado minha admiração pelo profissionalismo, dedicação e amor em tudo que se propõe a fazer para a Supervisora Pedagógica Edinéia Alves Cruz. Ela movimenta, soma com seus pares, acredita no potencial dos estudantes, vibra com suas conquistas. Precisamos multiplicar infinitas vezes essa pessoa linda que reflete potência!
Uma excelente iniciativa! Ação que oferta protagonismo à estudantes brilhantes que demonstram em suas escritas muito sentimento, trabalho significativo da Escola Classe Incra 06, mostrando que a educação transforma. Parabéns a todos e todas que participaram dessa ação incrível!
O Escrita Jovem mostrou a que veio! A atuação do GECRIA ao longo da Semana Universitária possibilitou grandes transformações nos participantes. Foi lindo ver a participação de tantas crianças e jovens, de forma engajada, entusiasmada, demonstrando as bonitezas que estavam sendo movimentos em seus íntimos. Foram vivências maravilhosas que desencadearam muitas, mas muitas outras... Parabéns e gratidão a todas as pessoas lindas envolvidas nessa revolução criativa!🌻❤